Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de outubro de 2015

A Princesa de Babilônia (Voltaire,1768)



Formasante, tão linda quanto o doce Amazan, numa bela história vivida em cenários perfeitos, com belos animais e muita paisagem, esse casal vive a procura do amor verdadeiro e a partir de um encontro, vários novos desencontros marcam suas vidas, onde amor, ódio, amizade, respeito e paixão se tornam presenças marcantes. Tão belo quanto o casal também existe na história a bela fênix de milhares de anos que acompanha o casal e deixa a  história ainda mais interessante.
São esses o principais personagens desses livro onde Voltaire despeja todo seu sarcasmo e ironia, dando assim, uma pitada de quero mais, para o leitor que se atreve a entrar nessa viagem.

"... O arco de Nemrod é aquele da guerra;
Mas o arco do amor é aquele da felicidade;
Está contigo. Por ti esse deus vencedor
Se tornou o senhor da terra.
Três gloriosos reis, três rivais hoje
Ousam pretender a honra de te agradar.
Não sei qual deles teu coração há de referir,
Mas o universo terá ciúmes dele."


" A decadência foi produzida pela facilidade de fazer e pela preguiça de fazer bem, pela saciedade do belo e pelo gosto do extravagante..."


quarta-feira, 20 de maio de 2015

Uma Aprendizagem Ou o Livro Dos Prazeres ( Clarisse Lispector, 1982)


Uma bela viagem feita por Lóri, induzida por Ulisses que sem perceber entrou no trem e acompanhou Lóri até estacionar em seu próprio coração, Lóri com todo seu medo de viver, deu sentido a vida de Ulisses que a ensinava a existir.
"Aprender a Ser : "Ele disse uma vez que queria que ela, ao lhe perguntarem seu nome, não respondesse 'Lóri' mas que pudesse responder 'meu nome é eu'"
(LISPECTOR,1982, P.11-12)
No diálogo entre Ulisses e Lóri, aparece muitas questões que acarretamos no longo da vida por falta de respostas, questões sobre a vida e a morte são levantadas o tempo todo, perguntas como, "Quem eu sou?" ficam no ar com respostas, subentendidas no viver dos personagens. E a grande questão de Ulisses quanto, o Deus, finaliza o livro em um enorme : (dois pontos), que simplesmente interrompe a colocação de Lóri e demonstra que Ulisses possui sua própria teoria  quanto, o Deus, e sua  não aceitação de um Deus, não o impede de se perguntar, quem realmente é o Deus, que Lóri tanto fala.

"— Meu amor, você não acredita no Deus porque nós erramos ao humanizá-lo. Nós O humanizamos porque não O entendemos, então não deu certo. Tenho certeza de que Ele não é humano. Mas embora não sendo humano, no entanto, Ele às vezes nos diviniza. Você pensa que —
 — Eu penso, interrompeu o homem e sua voz estava lenta e abafada porque ele estava sofrendo de vida e de amor, eu penso o seguinte: " 



terça-feira, 7 de abril de 2015

O Mundo De Sofia (Jostein Gaarder)

Em 2009, comei ler esse livro, li suas primeiras 50 páginas, e daí perdi o livro e a chance de reencontrá-lo, o mais legal foi que mesmo lendo só o começo, a história nunca saiu da minha cabeça, em 2014, minha mãe me disse sem saber de nada, que tinha dado de presente um livro que ela ganhou no  local onde trabalhava e o nome do livro era: Exatamente, O Mundo de Sofia.
Quase chorei, mas tudo bem, sabia que uma hora ou outra eu encontraria em alguma biblioteca ou livraria.
Enfim, meu super namorado, conseguiu ele em uma biblioteca e trouxe para mim, e agora estou aqui falando do Mundo de Sofiaaa!
Um livro para quem gosta de filosofia é lógico, e também um livro para quem não se interessou até então por essa "matéria"( Se é que podemos considerar filosofia como uma matéria, sem diminui-la a algo simplesmente acadêmico.)
Alberto Knog o melhor professor de filosofia que já ouvi falar, e Alberto Knax o escritor mais ousado que existe.
Sofia e Hilde são ótimas alunas: Queria eu ter a memória de Sofia. rs!
Realmente uma grande viagem, desde a Acrópole, com um uma parada na Caverna de Platão até subir de volta para a ponta dos pelos do grande coelho branco tirado da cartola. Talvez o mágico, seja o sistema que nos impõe suas leis e nos afunda no conformismo, por medo de represálias ou pelo simples fato de estar em um estado inerte, onde nada se movimenta além do seguimento cotidiano da vida.

#OMundoDeSofia

Algo que meditei durante a leitura do livro, e se tornou até um post aqui na página:
Quem nasceu para ser diferente, por mais que tente se manter em uma zona de conforto, sabe... que uma hora algo vai mudar, e sempre muda. As vezes as circunstâncias nos obrigam e as vezes o desejo de sair e conhecer o novo, o desconhecido nos impulsiona a sair da caverna, enfrentar os medos, as dificuldades e encontrar com o desconhecido, que pode ser bom e agradável na mesma medida que pode ser ruim e intolerável, na caverna reina o medo. Medo de quê? Por quê?.
Medo das sombras que refletem monstros inexistentes, medo de encarar de frente a vida, após uma mudança, uma transformação, medo de não alcançar as expectativas, e ai...! Continuamos presos sem cria-las, sem sonhar e sem realizar projetos.
Porque simplesmente o desconhecido pode lhe trazer muitas surpresas, boas ou ruins, e nossa zona de conforto não nos permite sair para descobrir, estamos bem assim, deixando tudo passar e nada acontecer de novo, pelo menos, não vamos encarar de frente o que mais nos amedronta, mesmo se for uma simples sombra de uma árvore projetada na parede.
Porém, chega um dia que o ar dentro da caverna começa a faltar, vai ficando raro e você entende que a hora chegou, você terá que sair e encarar de frente a vida...

quinta-feira, 26 de março de 2015

O Mestre Da Vida (Analise da Inteligencia de Cristo) Augusto Cury

O terceiro livro da coletânea: Analise da Inteligência de Cristo.
Como o Mestre Inesquecível (O quinto livro da coletânea: Analise da Inteligência de Cristo). O Mestre da vida também nos faz raciocinar muito em relação ao que Jesus é, e o que ele quer que sejamos. 
Uma viagem para nosso interior em busca de mudanças.
#OMestreDaVida_AugustoCury

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Primeiras Estórias. (João Guimarães Rosa)


Sem palavras, diante a cada conto uma nova experiência, um novo conhecimento, um novo ser, tudo que consigo é repetir o que Alcino Leite Neto, disse sobre o livro: 
"... Tanto assim, que o leitor dificilmente sai incólume do livro. Quando chega à última página, ele está encantado, extasiado, transfigurado: é um novo leitor, um novo sujeito."...
 (Alcino Leite Neto) 
Realmente ele não exagerou na descrição,
rs!!!
João Guimarães Rosa

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

O Encontro Marcado. (Fernando Sabino)

Um livro para se ter em casa.
Respondeu muitas das minhas perguntas sem respostas.
No fim, Eduardo e eu, somos iguais ao resto do mundo, que tem medo da vida e é obrigado aprender a viver.
Amei, livro para ler, e ler de novo.
#OEncontroMarcado
#FernandoSabino